ENEM 2020 - Questão 97 (Amarela) - Digital

 

ENEM 2020 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro. De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que

A) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.

B) a temperatura do corpo passe para o termômetro.

C) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.

D) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.

E) o calor do termômetro passe para o corpo.

Solução:

Em nossos estudos sobre termodinâmica por diversas vezes lemos e ouvimos que o calor é uma forma de energia, porém essa energia só é dita calor no processo de transição, ou seja, quando ela está passando de um corpo para outro de uma forma natural ou forçada (a forma natural é quando o calor passa de um corpo com temperatura mais elevada para um corpo com temperatura menor e a forma força é o inverso).

A transição de energia acontecerá de forma natural quando existir diferenças de temperaturas entre corpos ou meios. Esse processo persistirá até o sistema atingir o EQUILÍBRIO TÉRMICO que leva um determinado tempo que depende do material que é formado os corpos ou os meios.

Observe as imagens e entenda como funciona o processo até o equilíbrio térmico, as cores representam simplesmente a temperatura em cada momento.

Inicio do processo


Final do processo

        
     Da mesma forma acontece com os termômetros quando estão em contato com o corpo, é necessário esperar um determinado tempo até que se atinja o equilíbrio térmico.

RESPOSTA: C










Nenhum comentário:

Postar um comentário